24 de dezembro de 2013

HANNIBAL (THOMAS HARRIS)

FICHA TÉCNICA
ISBN: 8577992063
Edição: 01/2012
Idioma: Português (Brasil)
Número de páginas: 445
Bestbolso

Hannibal é o quarto romance escrito por Thomas Harris e o terceiro livro da série de suspense que envolve o personagem Dr. Hannibal Lecter. Foi publicado pela primeira vez em 1999 nos EUA e em 2003 no Brasil.

O livro serviu de base para a produção do filme homônimo em 2001, com Anthony Hopkins e Julianne Moore nos papeis principais.


*CONTÉM SPOILER*

Os eventos contidos em Hannibal iniciam – se sete anos depois do final de O Silêncio dos Inocentes. Após o banho de sangue que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir primeiro para o Brasil, onde consegue bons documentos falsos e depois para a Itália, onde, com nova identidade e novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu. Mas o vício não o abandona tão facilmente...

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prende – lo, usando a agora Agente Clarice Starling, que já tem um bom conhecimento sobre o caso e está em maus lençóis depois de uma operação policial mal feita.

Mas o maior problema de Hannibal não é a polícia; acontece que uma de suas primeiras vítimas, o rico e inescrupuloso Mason Verger, que foi completamente desfigurado pelo Dr. Lecter, só pensa em vingança. Além de um parafuso a menos, ele sempre está um passo a frente do FBI e sabe que seu objetivo está mais próximo que nunca de se realizar, com uma vingança, que pode ser considerada no mínimo, surpreendente e bizarra.  Agora, parece que o Dr. Lecter, de caçador, passa a ser a caça.

Se você pensa que os fatos são terrivelmente macabros, você está certo! Mas os horrores são descritos com bom gosto. Descobrimos que o que o “monstro” quer a ordem e não o caos; Hannibal pode ser louco, mas aos olhos dos leitores é também uma espécie de herói.

O livro é repleto de fatos interessantes sobre arte, ciências, enologia, gastronomia, história, literatura medieval, medicina, música clássica, zoologia – tudo apresentado com o toque de elegância de Thomas Harris.

A loucura de Hannibal começa a ter explicações, o que torna sua história menos misteriosa. E depois de descobrirmos as razões do canibalismo de Lecter, quase nos sentimos próximos a ele, numa empatia por este homem descrito por todos como monstruoso. O trauma na infância de Lecter explica a preferência dele por carne humana.

O final do livro é controverso e surpreendente; é chocante e inesperado. Nem todos os leitores irão gostar. Mas todos irão pensar nele por muito, muito tempo. Todos os personagens do livro podem ser definidos como da cor cinza – tanto maus quanto bons.

Estruturalmente, o livro é magistral. Todas as peças do quebra – cabeça vão se encaixando gradualmente, até o clímax. Thomas Harris conseguiu fechar essa saga com chave de ouro, prendendo o leitor em suas cenas de suspense até o final. Mesmo brutal, a violência torna – se elegante em Hannibal.

***RESENHA POR DHIEGO ALPIN***

Nenhum comentário:

Postar um comentário