25 de setembro de 2013

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (THOMAS HARRIS)

FICHA TÉCNICA
ISBN: 9788577990627
Edição: 01/2008
Idioma: Português (Brasil)
Número de páginas: 390
Bestbolso

"COMEÇAMOS AMBICIONANDO AQUILO QUE VEMOS TODOS OS DIAS."


O Silêncio dos Inocentes é o terceiro romance escrito por Thomas Harris e o segundo livro da série de suspense que envolve o personagem Dr. Hannibal Lecter. Foi publicado pela primeira vez em 1988 nos EUA e em 2000 no Brasil.

O livro serviu de base para a produção do filme homônimo ganhador de cinco prêmios Óscar em 1991, com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papeis principais. Foi também o primeiro ganhador de melhor filme a ser amplamente considerado o melhor filme de terror, e o segundo dessa categoria, depois de O Exorcista (1973). O filme é considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente" importante pela Biblioteca do Congresso Americano e foi escolhido para ser preservado no National Film Registry em 2011.


*CONTÉM SPOILER*

O Silêncio dos Inocentes conta a história de uma estudante da academia do FBI, Clarice Starling, que é designada pelo seu chefe, Jack Crawford, para tentar, depois de inúmeras tentativas infrutíferas, fazer uma entrevista com o Dr. Hannibal Lecter, um serial killer, que talvez possa ajudar nas investigações sobre um outro matador que está à solta. Starling, claro, aceita a tarefa e apesar de conhecer a história do seu entrevistado nem imagina no perigo em que está se metendo.

Chegando ao manicômio judiciário, Clarice entra em contato com o diretor da instituição, o Dr. Chilton, uma figura extremamente egocêntrica. Ao fim de uma conversa explicativa sobre como proceder na instituição e com o paciente, Clarice é conduzida à ala dos detentos. E é a partir deste momento que o livro torna – se instigante sendo impossível parar a sua leitura até que se chegue ao fim da história. Os encontros entre Clarice e Lecter são o ponto alto do livro e é onde vemos surgir a estranha ligação dos personagens. Apesar de ter sido advertida, Clarice não consegue impedir que o Dr. Lecter penetre em sua mente e em suas emoções. Firma – se aí uma ligação entre ambos que, vezes é de gato e rato, outras de disputa pelo controle da situação e mesmo algumas vezes chega a parecer ser de cumplicidade. Determinada a conseguir a ajuda do Dr. Lecter para solucionar o caso das mulheres que estão sendo assassinadas e capturar o serial killer conhecido como Buffalo Bill, Clarice aceita participar de um jogo de quid pro quo com o psiquiatra canibal e passa a ter ele manipulando suas mais intimas emoções. O Dr. Hannibal Lecter é com certeza um dos personagens mais bem criados da literatura dos últimos tempos. Com sua personalidade, ações e falas instigantes ele é com certeza a alma do livro, o fio condutor de toda a ação, e mesmo sendo um assassino tão frio e perverso, ele nos fascina e sem menos esperarmos estamos na sua torcida - mesmo quase sempre sendo para o mal. Acho que é o personagem que todo escritor gostaria de ter criado e o que todo ator gostaria de ter interpretado. Abominável, mas fascinante, perverso, mas encantador... É impossível ficar neutro diante do Dr. Lecter, tamanha a inquietação que ele nos provoca! Um suspense realmente soberbo com personagens inesquecíveis e uma trama das mais bem feitas que já li. Thomas Harris acertou em cheio em tudo, principalmente nos personagens.

Estruturalmente, o livro é magistral. Todas as peças do quebra – cabeça vão se encaixando gradualmente, até a revelação final. Thomas Harris consegue prender o leitor em suas cenas de suspense até o fim. Mesmo brutal, a violência torna – se elegante em O Silêncio dos Inocentes.


***RESENHA POR DHIEGO ALPIN***

Nenhum comentário:

Postar um comentário