29 de setembro de 2013

ERAGON (CHRISTOPHER PAOLINI)

FICHA TÉCNICA
ISBN: 8532518486
Idioma: Português (Brasil)
Número de Páginas: 480
Rocco

Eragon é um livro de fantasia escrito pelo norte – americano Christopher Paolini. Trata – se do primeiro livro do Ciclo da Herança, anteriormente conhecida como Trilogia da Herança.

Foi originalmente publicado pelo próprio autor. Depois foi publicado pela editora Alfred A. Knopf Publishing, tornando – se a partir daí um best – seller. Até 2005, Eragon já havia vendido cerca de 4 milhões de exemplares, em 38 países mundialmente.

Embora tivesse concebido inicialmente as aventuras do Cavaleiro de Dragões Eragon em três volumes, o autor admitiu que, ao escrever aquele que seria o último volume, deu – se conta de que não conseguiria terminar a saga e responder a todas as questões deixadas nos dois primeiros títulos e, portanto, concluirá os passos do seu herói em mais um volume além do previsto e, assim, a Trilogia tornou – se o Ciclo da Herança.

Eragon foi adaptado em 2006 para os cinemas, dirigido por Stefen Fangmeier e estrelado por Edward Speelers no papel principal, Jeremy Irons, Sienna Guillory, Robert Carlyle, John Malkovich, entre outros, além de Rachel Weisz, que dá voz ao dragão Saphira.


*CONTÉM SPOILER*

Eragon é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul, polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. O jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada e seguindo as palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.

Após o prólogo, a única parte em que Eragon não está presente, o livro inicia com o protagonista caçando na perigosa cordilheira da Espinha, quando é surpreendido por um evento mágico que lhe revela uma estranha pedra azul. Tendo perdido sua presa, tenta negociar, em vão, o incomum artefato. O inverno rigoroso se aproximava e precisava ajudar a estocar mantimentos para a fazenda onde vivia com seu tio e seu primo, Roran. Devido a essa limitação de recursos, Roran, o amigo mais próximo de Eragon, aceita o trabalho de aprendiz na ferraria da cidade vizinha, para a tristeza do protagonista.

Com o passar do tempo, a misteriosa pedra, que não pôde ser negociada, eclode revelando um pequeno dragão, que revelará uma amizade muito mais íntima do que Eragon poderia imaginar. As consequências da entrada deste dragão na vida do jovem o levarão a conhecer horrores impensáveis, povos fantásticos e a participar de aventuras inimagináveis. A partir daí o império passa a caçar – los baseado nos boatos que chega ao rei de que existe um novo cavaleiro de dragão. Finalmente um dos ovos recuperados pelo povo nasceu. O livro transcorre a viagem de Eragon e Bronm em busca dos assassinos de seu tio. Passando por várias cidades e vilarejos, conhecemos Alagaësia e a história dos dragões e seus cavaleiros.

O autor, Christopher Paolini, começou esse livro com quinze anos. Para um autor jovem, ele conseguiu fazer uma narrativa detalhada e evolvente. Eragon não é um livro fácil de largar e encerra deixando diversos mistérios, que só serão desvendados no livro seguinte. No geral, o livro é de fácil leitura e interpretação, sendo gostoso de ler, mesmo com a história complexa e intrincada.

A Rocco está como sempre de parabéns. Manteve a capa do original, só trocou o título de lugar o que não altera quase nada. O mapa das terras também foi bem desenhado. Recomendo principalmente aos que gostam do gênero e de livros que narram jornadas, viagens e batalhas. Não recomendo o filme porque como sempre eles encurtaram a história e alteram bastante a ordem de tudo. Uma pena.

É IMPRESSIONANTE QUE UM HOMEM QUE JÁ ESTEJA MORTO POSSA FALAR COM ESSAS PESSOAS ATRAVÉS DESTAS PÁGINAS,. ENQUANTO ESTE LIVRO SOBREVIVER, AS IDEIAS DELE TERÃO VIDA.

***RESENHA POR DHIEGO ALPIN***


Nenhum comentário:

Postar um comentário