29 de setembro de 2013

A ASCENSÃO DOS NOVE (PITTACUS LORE)

FICHA TÉCNICA
ISBN: 9788580572629
Idioma: Português (Brasil)
Número de Páginas: 288
Intrinseca

A Ascensão Dos Nove é o terceiro título da série Os Legados de Lorien, precedido por Eu Sou o Numero Quatro e O Poder dos Seis, série escrita por Pittacus Lore, pseudônimo de James Frey e Jobie Hughes.

O livro é o primeiro da série que não foi escrito por Jobie Hughes, que saiu do projeto antes mesmo do término de "O Poder dos Seis" que foi revisado por outro escritor. O livro foi lançado no Brasil em outubro de 2012 pela Editora Intrínseca.


*CONTÉM SPOILER*

Seis foi até a Espanha em busca da Número Sete e encontrou mais do que esperava: um décimo membro da Garde, que conseguiu escapar de Lorien. Ella é mais jovem que os outros, mas igualmente corajosa. Juntas, elas partem em uma jornada pela Índia, movidas por boatos que talvez as levem a outro lorieno. Ao mesmo tempo, Quatro e Nove ainda se recuperam da fuga da caverna dos mogadorianos, em West Virginia, e travam uma briga particular: John se culpa por ter abandonado seu melhor amigo, o humano Sam Goode, e Nove menospreza a lealdade de John e o acusa de não se dedicar ao que deveria ser o principal propósito deles: destruir Setrákus Ra e vencer a guerra contra os mogs.

O livro continua sendo narrado em primeira pessoa do presente, com diferentes pontos de vista – pontos de vista esses que, para cada personagem, são escritos com uma fonte diferente, o que ajuda muito a se localizar na leitura depois de uma viajada acidental. Além de Quatro e Sete, agora temos também pedaços da história narrados por Seis, que enriquecem muito a narrativa e nos dão um entendimento melhor da personagem.

Novamente, como em O Poder dos Seis, as narrativas correm em paralelo para se juntarem no final com uma precisão impressionante. E pelo número reativamente pequeno de páginas, sempre me pegava pensando “mas meu Deus, será que vai dar tempo de acontecer tudo?”, e sim, deu. Pittacus sabe ser extremamente direto e objetivo em sua narração, sem passar por cima dos sentimentos ou percepções dos personagens.

Em menos de trezentas páginas ele conseguiu explorar cinco personagens diferentes de uma maneira extremamente eficiente, dando a eles uma identidade tão própria que, só pelo jeito de falar você já sabe de quem se trata.

O livro, como sempre, é recheado de ação do começo ao fim. Os acontecimentos não param e não te dão nem tempo para respirar, o que só faz com que as páginas passem cada vez mais rápido. Mais segredos dos Lorienos são revelados, mais legados são descobertos, mais úteis as arcas se mostram.

Depois de acabar de ler o livro, vi A Ascensão dos Nove como uma ponte entre o segundo e o quarto livro. Ele não tem em enredo exatamente forte ou bem definido como os outros, mas serve para preparar o terreno para o final, ou inicio do final, da saga dos Lorienos. Nem por isso o livro deixa a desejar, de forma nenhuma.

Com personagens incríveis e ainda mais segredos revelados, junto com um ritmo alucinante, A Ascensão dos Nove fez jus aos outros livros da saga e termina deixando bem claro que o grande final, ainda mais emocionante, está para começar.


UM HOMEM SÁBIO CERTA VEZ ME DISSE QUE É SÓ DEIXANDO PARA TRÁS ALGUÉM BOM QUE VOCÊ PODE CONHECER ALGUÉM MELHOR.

***RESENHA POR DHIEGO ALPIN***

Nenhum comentário:

Postar um comentário