29 de setembro de 2013

P.S. EU TE AMO ( CECELIA AHERN)

FICHA TÉCNICA
ISBN: 9788581630625
Idioma: Português (Brasil)
Número de Páginas: 368
Novo Conceito

P.S. Eu Te Amo é o primeiro romance escrito pela escritora irlandesa Cecelia Ahern, publicado inicialmente em 2004.

O livro foi adaptado para os cinemas em 2007, tendo como atores principais Hilary Swank e Gerard Butler.




*CONTÉM SPOILER*

Holly e Gerry eram namorados e melhores amigos desde sempre. Compartilhavam um sentimento especial e tinham a vida inteira pela frente até um tumor levar Gerry embora rápido demais, deixando apenas uma dor insuportável e um vazio imenso na casa e no coração de Holly.

Com quase 30 anos, viúva, sem uma profissão ou perspectiva, Holly se vê deprimida e absolutamente sozinha pela primeira vez na vida. Nem todo o esforço dos pais, irmãos e amigos parece ser o suficiente para tira – la dessa situação.

Mas as coisas começam a mudar quando ela decide, enfim, buscar um envelope deixado para ela na casa da mãe. O conteúdo? “A lista”, pequenos bilhetes assinados por Gerry ajudando – a a seguir em frente – como ele sempre disse que faria e ela nunca levou a sério.

De março a dezembro Holly deve abrir um envelope por mês e seguir à risca suas instruções. É o que Gerry gostaria que ela fizesse, custe o que custar. E é o que ela faz, feliz por ter mais dez meses junto de seu amor, mesmo que por meio de palavras. Só assim ela consegue se recuperar.

Com narrativa em terceira pessoa, o livro é centrado em Holly e nos bilhetes, mas nem por isso deixa de valorizar outros personagens. A família e os amigos da protagonista são elementos fundamentais e muito bem inseridos, pois dão dinamismo e intensidade às experiências, além de fazerem a história andar.

Cecelia Ahern escreve uma história de perda e superação com uma leveza extraordinária. Os dramas de Holly são reais, poderiam ser meus ou seus, e a forma como lida com eles é igualmente realista. Sofremos com os personagens (pois a protagonista não é a única que perdeu alguém que amava), damos risadas com eles e torcemos para que no final dê tudo certo. Exatamente como faríamos se fosse com um amigo próximo, ou como as pessoas que nos amam fariam conosco.

Gerry conseguiu fazer o que muitos gostariam, mas não têm a chance: melhorar a vida da pessoa que ama mesmo já não estando fisicamente presente. E suas recomendações são tão doces e verdadeiramente pensadas para a esposa que é admirável, romântico e emocionante em um nível totalmente novo.

E, em relação ao filme, o que mais gostei é que a história não é uma lição de vida “politicamente correta”, algo óbvio e esperado. Ao contrário, o desfecho do livro era exatamente o que eu sempre quis ler, porque é absolutamente verdadeiro. Não que o do filme não seja, mas acho que Cecelia soube amarrar todas as pontas e nos deixar uma lição mais profunda.

Me envolvi completamente e me despedi de Holly, Gerry, John, Sharon, Richard, Ciara, Daniel e todos os outros com uma nostalgia contida. Foi ótimo tê – los em minha vida durante alguns dias, dividir suas angústias, alegrias, tristezas e aventuras. As lições e a história ficarão registradas. Perder alguém pode ser o fim de uma coisa linda, mas o início de uma vida nova.


ALGUMAS PESSOAS ESPERAM A VIDA INTEIRA PARA ENCONTRAR SUA ALMA GÊMEA.

***RESENHA POR DHIEGO ALPIN***

Nenhum comentário:

Postar um comentário